Como transformar o mundo se você não estiver realmente conectado a ele? Pesando nisso, o Vértice Mundo reúne as inciativas que promovem intercâmbio e vivência internacional, ampliando os horizontes dos alunos.

Essas ações são desenvolvidas com parceiros estratégicos e com o oferecimento de projetos desafiadores, tendo um alto índice de engajamento dos alunos.

Boston Cambridge Institute – o Vértice faz parte de um seleto grupo de instituições de ensino que possuem parceria com o Boston Cambridge Institute, um programa de vivência acadêmica que envolve as melhores universidades do mundo, como Harvard University, MIT – Massachusetts Institute of Technology e Bentley University. Com foco, por exemplo, em liderança, empreendedorismo, inovação e ciência, o intercâmbio é realizado durante as férias escolares, com aulas diárias em inglês e visitas culturais.

EduExplora – Com base no desempenho e excelência acadêmica do Vértice, nossa escola foi convidada em 2019 a participar do programa Stanford Pre-Collegiate Studies, em parceria com a consultora EduExplora. Direcionado a estudantes estrangeiros do Fundamental 2 e Médio, o programa oferece atividades com monitores da universidade, além de viagens. Em 2020, foram adicionados mais dois programas, nesse mesmo formato: EduExplora at Yale e EduExplora Online Berkeley & Yale.

Iniciativa PASCHHá mais de dez anos, o Vértice é integrante do projeto Schulen: Partner der Zukunft (PASCH), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e com o Instituto Goethe. O objetivo principal é fomentar o aprendizado da língua alemã em escolas de primeira linha ao redor do mundo e capacitar jovens para estudos de graduação ou pós-graduação no país. A partir do 4º ano, nossos alunos podem fazer o curso extracurricular de alemão e, assim, ter acesso a intercâmbios, bolsas de estudo na Alemanha (5 por ano), imersão em universidades alemãs, certificados de proficiência na língua e a uma vasta programação, desenvolvendo competências interculturais. Em função do programa, atualmente, 4 ex-alunos do Vértice fazem graduação na Alemanha, em engenharia, direito e outras áreas.

Palestras e encontros –  Na programação do Vértice Mundo, famílias e alunos têm a oportunidade de conhecer instituições que promovem intercâmbio e programas de preparação de estudantes para o ingresso em universidades estrangeiras, como: a Crimson, consultoria educacional especializada em aplicações para os Estados Unidos; a loveUK, empresa que auxilia brasileiros no processo de admissão em universidades do Reino Unido e a NR Intercâmbio, para intercâmbio de espanhol no México.

Fórum Faap – Anualmente, nossos alunos do Ensino Médio vivem uma rica experiência no Fórum Faap, organizado por estudantes de graduação de Relações Internacionais da FAAP. O projeto simula os Órgãos Internacionais ligados à ONU e insere os participantes em assuntos internacionais de cunho político, social, econômico e cultural. Isso acontece através de debates que desenvolvem habilidades de oratória, argumentação, organização de ideias e persuasão, a fim de propor ideias para solucionar problemas globais do momento.

NASA – O projeto acadêmico  Space Settlement (conhecido como projeto NASA) é uma atividade eletiva, oferecida ao Ensino Fundamental II. Trata-se de um concurso que tem como tema a criação de uma sociedade que viverá em órbita dentro de uma enorme espaçonave. Dentro da proposta, os alunos são desafiados a elaborar soluções para essa moradia tornar-se real. Como trabalho final, os participantes produzem um mini TCC em inglês, que é encaminhado à agência internacional. Na edição 2019/2020, um grupo de alunos do Vértice conquistou o 3º lugar na categoria Large Group de 9º ano! No total dessa edição, foram entregues 2646 trabalhos, que envolveram mais de 14.000 estudantes em todo o mundo.

Fórmula 1 – O Vértice é tricampeão brasileiro da F1 in Schools, competição internacional apoiada pela Fórmula 1.  Nessa experiência complexa e desafiadora, alunos do Ensino Médio criam escuderias e protótipos de carros de corrida movidos a ar comprimido, ampliando seus conhecimentos de engenharia, marketing, tecnologia e empreendedorismo. Já tivemos equipes representando o Brasil na etapa mundial no GP de Abu Dhabi, Singapura e Malásia. Entre os critérios avaliados, estão a engenharia dos carros, performance no mata-mata, identidade visual, plano de negócios, estandes e apresentação.