O conhecimento científico é um dos alicerces do desenvolvimento de uma sociedade, tanto para as demandas atuais, quanto futuras. Por isso, a valorização do espírito investigativo se dá de várias formas no Vértice. Em projetos multidisciplinares, atividades extracurriculares, olimpíadas acadêmicas, desafios científicos, oficinas, entre outras iniciativas, o aluno é protagonista do “fazer ciência”. Nesse processo rico de aprendizagem, o conteúdo de sala de aula é experimentado, observado, testado e aplicado.

Muitos desses trabalhados são expostos anualmente na Feira de Ciências do Vértice, que em 2019 ganhou um novo formato: um circuito dinâmico e interativo, dividido por estações temáticas (por série). Foram mais de 70 projetos do Fundamental II e Ensino Médio, apresentados em maquetes, experimentos, descobertas científicas e resoluções de problemas reais.

Clique aqui e conheça os projetos apresentados em 2019.

Na 1ª série do Ensino Médio, os alunos desenvolvem no decorrer do ano letivo pesquisas aprofundadas, com imersão no método científico. Nesse processo, eles fazem verificação de hipóteses e relatórios até chegarem a uma proposta de resolução para problemas sociais, econômicos ou ambientais. Essas soluções são apresentadas na Feira de Ciências, no formato de painéis de discussão, como nos Congressos Científicos. “Geração de energia a partir do calor do asfalto”, “prato biodegradável feito de casca de batata”, “pavimento permeável para prevenção de alagamentos” e “carregamento do celular com pedaladas” foram alguns dos temas expostos na última edição do evento.

O Vértice também incentiva a participação dos alunos em olimpíadas científicas, com o objetivo de estimular o aprofundamento de estudo nas áreas de Matemática, Física, Química e Astronomia, entre outras, ampliar a experiência dos alunos em competições e desenvolver talentos. O Colégio organiza grupos especiais de estudo com professores para dar suporte na preparação dos participantes. Esse trabalho pode ser mensurado através dos importantes resultados alcançados, como medalhas e menções nas principais competições nacionais.