Em todas as experiências, projetos e vivências, nas salas de aula, quadra e corredores, valores importantes são sempre enfatizados com os alunos, como respeito e cooperação. De forma estruturada e direcionada, são estimulados a terem uma atuação consciente e empática, com o outro e com o meio ambiente.

O Vértice faz parte do Programa das Escolas Associadas da Unesco (PEA), que conta com cerca de 11 mil instituições de ensino em mais de 180 países ao redor do mundo. As escolas que compõem essa rede trabalham e compartilham práticas pedagógicas e projetos que fortalecem o papel da educação na promoção da cultura de paz, cooperação internacional e valores democráticos em todos os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em uma das iniciativas, os alunos coordenam campanhas de conscientização e arrecadação, beneficiando diversas instituições e causas. Eles são responsáveis por definir o mote da campanha e mobilizar toda a comunidade escolar, com ações de engajamento.

Organizado pelas turmas 2ª série do Ensino Médio, o Leilão de Ideias alia criatividade, oralidade, expressividade e solidariedade. A partir da ressignificação de objetos que perderam o valor, os alunos escrevem narrativas e as melhores são apresentadas em forma de música ou peças teatrais.  Ao final de cada apresentação, o objeto originário da história e uma cópia da mesma são leiloados para a plateia. O valor arrecado no evento é integralmente doado à TUCCA –  instituição que oferece tratamento gratuito a crianças e adolescentes carentes com câncer.

A expressividade também é um instrumento importante no projeto Empatia. Nessa proposta, os alunos do 9º ano apresentam esquetes, elaboradas e protagonizadas por eles, com o objetivo de “jogar luz” e sensibilizar o público – e eles próprios – acerca de temas como bullying, relação abusiva, drogas, gravidez na adolescência e preconceito. Assim, o teatro e a música funcionam como um espaço de reflexão sobre atitudes e relações mais empáticas e saudáveis.

O olhar para a nossa relação com o meio ambiente é mais uma temática trabalhada no Vértice. Com a premissa de educação ambiental e exercício da cidadania, o projeto Compostagem é desenvolvido anualmente com as crianças, e transforma o lixo orgânico produzido na Educação Infantil – após o momento do lanche e nas aulas de culinária – em adubo, usado em nossas áreas verdes.  Com a participação da equipe de jardinagem, também são realizadas atividades de plantio e exploração dos alimentos plantados.